Dicas


AGRUPE OBJETOS

de acordo com a função. Controles remotos, remédios, documentos, material escolar das crianças, presilhas de cabelo, pilhas e baterias ou manuais de aparelhos eletrônicos ficam juntos para serem úteis e não ficarem perdidos, largados ou sem manutenção.

Imagem: Casa e Jardim
Imagem: Cafofo Fino

DETERMINE LUGARES CERTOS

para cada tipo de objeto. Itens que não têm onde "morar" vão estar sempre perdidos. Escolha onde vão ficar os documentos pessoais, o pó de café, os remédios ou os acessórios do computador e siga a sua própria regra. Fica mais fácil se esses espaços ficarem perto de onde o objeto é usado e se forem de fácil acesso, no caso de itens requisitados com freqüência.


Imagens: Organize sua Vida

DOE, VENDA, RECICLE OU JOGUE NO LIXO

tudo o que for possível. Não adianta acumular roupas fora de moda no armário, nem acessórios de computador aposentados, ou até bibelôs que você ganhou e não tem coragem de pôr na sala. É fácil achar postos de coleta seletiva, ONGs e brechós para desovar tudo o que está só fazendo volume.

Imagem: Casa Luz do Caminho

QUEM GUARDA, TEM

mas precisa conservar bem seus pertences. Há coisas que, mesmo não servindo mais pra nada, é impossível doas ou jogar fora. Mas não vale ter um vestido da sua avó no armário se ele está sendo comido por traças. Use caixas com furos para passagem de ar, por exemplo, para guardar suas preciosidades. Não se esqueça de pôr um repelente de insetos, como bolas de cedro, e de ter cuidado com a umidade. Deixe suas fotos, heranças de família e tudo mais que for importante para sua história em bom estado.

Imagem: A Arte de Organizar

SUA CASA DEVE SEGUIR

seu estilo de vida. Muita gente tem problemas para manter a organização porque a própria maneira como os espaços da casa foram planejados não ajudam. Quando for reformar ou trocar móveis, pense sempre em como você usa mesmo os cômodos, no seu cotidiano. Não imagine que você vai mudar para se acomodar à decoração. A decoração é que tem de mudar para facilitar os seus dias.


CRIE ROTINAS

Checar despensa, geladeira, gabinetes de banho, data de vencimento de contas ou da matrícula da escola do filho deve ser feito periodicamente para você não ser pego desprevenido. Se você conseguir inserir rotinas para as tarefas mais básicas, vai ser mais fácil criar outros hábitos que podem melhorar sua vida em casa, como trocar as flores dos vasos ou adubar o jardim toda semana, checar a ordem no roupeiro e nos armários, arquivar as contas do mês passado. Cada uma de acordo com a necessidade e a sua vontade.


LIMPEZA E ORDEM ANDAM JUNTAS

Sempre que for pensar onde deve guardar qualquer coisa, pense na limpeza. É lindo deixar um monte de panelas à vista na cozinha ou deixar as coleções expostas na sala, mas será que isso funcionaria na sua casa? Quem não quer se dedicar à limpeza doméstica todos os dias deve preferir espaços fechados com vidro, gavetas ou caixas para guardar miudezas na sala e armários para os utensílios de cozinha.


MANTER EM ORDEM É MAIS FÁCIL

do que pôr em ordem. Nada de ir deixando os problemas, os papéis, os sapatos e tudo mais se acumulando num canto e pensar: depois arrumo tudo. É bem melhor conservar o trabalho de organização sempre feito, e só ir repondo os objetos sem seus devidos lugares. É o seu tempo que vai para o lixo quando você ignora as pilas de papéis que vão se juntando na escrivaninha.


SEJA DEMOCRÁTICO

Em uma casa com mais de uma pessoa, vai haver mais de uma opinião sobre como deve ser a organização. Mulheres que já tentaram convencer o companheiro a jogar fora aquela camiseta furada de 20 anos de idade sabem que até uma simples limpeza geral é difícil. Mas não adianta encarnar o furacão e deixar todo mundo furioso ao descobrir que você deu sumiço em metade da casa e guardou o que sobrou em lugares misteriosos. Esse tipo de organização não dura nada. Deixe que cada pessoa da casa encontre sua própria fórmula para ordenar seu espaço e permita que todos dêem palpites nos cômodos principais, como na cozinha.

Imagem: Akisa Nascimento

MANTENHA UM ESPAÇO PARA A BAGUNÇA

Pode ser um quartinho, uma parte de cima de armário que está sobrando. Deixe nesse espaço os objetos que você não tem certeza se devem ficar na sua casa, como uma quarentena. De tempos em tempos, revisite seu depósito e decida se não está na hora de se despedir da quinquilharia. Nenhuma casa é perfeita, ainda bem.

FONTE: Livro Guia de organização Casa e Jardim, editora Globo.