15 de jul. de 2016

Organize a papelada em 3 passos e economize $$$

Foto: Divulgação: Blog Como Organizar

Papéis ainda são muito acumulados hoje em dia. E por conta disso, pilhas e mais pilhas aparecem a cada semana. São propagandas, contas, informativos que entram em nossa casa. É aí que devemos parar e limitar essa quantidade. 
Por isso fazer uma seleção desses papéis e guarda-los com consciência é muito importante para não perdermos o controle.

1º passo: Comece recolhendo a papelada espalhada pela casa. Procure na sala de estar, na mesa de jantar, na mesinha da cozinha, em todos os cantinhos da casa. Coloque tudo em um lugar só, uma caixa, por exemplo. Depois inicie a seleção do que vai ser guardado e do que vai para o lixo (reciclável, ok?).

2º passo: Faça “montes” de categorias: contas, documentos pessoais, documentos de banco (contas de bancos – corrente, poupança, investimentos, etc), papéis referentes à educação (escola, faculdade), e o que mais achar importante.

3º passo: Depois dessa primeira triagem, comece a arquivar TUDO EM UM SÓ LUGAR (um gaveteiro, por exemplo). Você pode usar pastas plásticas, caixas, pastas suspensas, etc. Pode ainda mesclar alguns tipos. Por exemplo: use uma caixinha para cada morador da casa para colocar os documentos pessoais (RG, CPF, CNH, etc). Use pastas plásticas para colocar as contas a pagar, as contas pagas. Outra pasta para educação (histórico escolar, mensalidades pagas, diplomas, certificados, etc). Uma terceira para finanças (catões de crédito, contas de bancos, IR, etc), imóveis (tudo relacionado a sua casa, onde você mora e se tiver algum imóvel alugado, é aqui também que você arquiva), saúde (planos de saúde, seguro de vida, etc), veículos (tudo relacionado aos veículos que possui) e vida profissional (tudo relacionado à sua profissão e a das pessoas da casa). E assim conforme sua necessidade.

Depois de organizar uma vez, vai ficar mais fácil manter. Assim que chegar alguma correspondência, já faça a seleção – jogar fora ou arquivar? E já faça o que tiver que fazer. Assim, quando precisar de algum documento, você não vai mais perder tempo, muito menos dinheiro, solicitando a 2ª via de alguma coisa.


Você achou que essas dicas te ajudaram? Me conta nos comentários aqui embaixo. Se ficou alguma dúvida, é só perguntar. Cadastre-se no meu site www.simoneorganiz.com.br e receba um ebook com mais dicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário