7 de jul. de 2016

Se organize em 5 dias



Você não precisa ser desorganizado porque acha que não vai conseguir. 
CLARO que você consegue! 
E você vai conseguir fazer isso começando agora mesmo. 
Persistência e força de vontade são muito importantes para qualquer mudança na nossa vida. 
Hoje você fala: “Eu me encontro na minha bagunça.” Mas isso não é nada prático e muito menos econômico. A partir do momento em que você precisa revirar pilhas de papéis, pilhas de roupas para encontrar o que deseja, você já está perdendo tempo e dinheiro, é claro. Mas vamos lá, você pode:

1º Dia: TOME A DECISÃO – Organizar é uma atividade muito simples. Seu trabalho é decidir se vai ou não jogar alguma coisa fora, e depois definir onde guardar o que restou. Comece pelas roupas. Recolha todas as roupas que estão fora do lugar: na sala, na lavanderia, no banheiro, no quarto, em todos os cômodos da casa. A partir daí, selecione o que irá permanecer e defina os lugares para guardar.

2º Dia: LIVROS E PAPELADA – Concentre todos os livros em um só lugar e daí selecione os que irão ficar na casa. Agora você pode organizar de diversas maneiras: ordem alfabética por título, por autor, por gênero, como preferir. A papelada espalhada pela casa deve ser colocada em um lugar só também. Feito isso, comece sua seleção. Vá descartando os papéis inúteis. Depois disso use um sistema com pastas suspensas, e arquive TUDO EM UM SÓ LUGAR (um gaveteiro, por exemplo). Você pode separar por categorias: contas a pagar, documentos (certidões, RG, CPF, etc), educação (diplomas, certificados, histórico escolar, mensalidades, etc), finanças (catões de crédito, contas de bancos, IR, etc), imóveis (tudo relacionado a sua casa, onde você mora e se tiver algum imóvel alugado, é aqui também que você arquiva), saúde (planos de saúde, seguro de vida, etc), veículos (tudo relacionado aos veículos que possui) e vida profissional (tudo relacionado à sua profissão e a das pessoas da casa).

3º Dia: COZINHA – Dê uma geral em todos os itens, começando pelas panelas, fôrmas, pratos, copos, talheres. O que você não usa a mais de 1 ano, descarte.  Organize os itens escolhidos de maneira funcional e prática. Tente deixar os copos o mais próximo possível do bebedor, os temperos perto do fogão, e assim por diante.

4ª Dia: LAVANDERIA – Comece pela roupa a ser lavada. Coloque na máquina e enquanto isso passe o que tiver que passar (se não tiver quem faça isso pra você). Depois de “esvaziar” essa área, observe o ponto crítico desse cômodo. Se precisar, pendure cestinhos organizadores em uma grade galvanizada na parede. Em prateleiras, separe os itens por semelhança ou categoria e coloque-os em cestos ou caixas iguais, identificando tudo. Cuidado com os produtos de limpeza – SEMPRE NO ALTO, evitando o alcance das crianças e pets.

5ª Dia: BANHEIRO – Se os medicamentos estão armazenados aqui, não faça isso. O ambiente úmido e com alteração de temperatura pode alterar a composição deles. Se puder, deixe em uma caixa (identificada) no guarda-roupa, longe das crianças e perto de você. Aproveite para conferir as validades. Procure utilizar caixinhas plásticas iguais para armazenar os itens semelhantes (itens de higiene pessoal, itens de cabelo, itens de maquiagem, etc). Deixe os papéis higiênicos de reserva acessíveis assim como algumas revistas ou livros, se achar legal. Tenha um cesto para a roupa suja. Se puder, aproveite atrás da porta, pendurando uma sapateira e coloque shampoos, condicionadores, hidratantes, etc.


Espero que essas dicas tenham te inspirado. Comece agora mesmo. Você vai sentir os benefícios dessa mudança logo no começo. Me conta como foi deixando um comentário aqui embaixo. 
Cadastre no meu site http://www.simoneorganiz.com.br/ e receba um ebook com mais dicas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário